QUINTAL VIVO – Círculo de Vivências

março 2, 2010

Vivência na Associação Comunitária do Cafezal

Filed under: Quintal Vivo 2010 — quintalvivo @ 5:46 pm

Quando

18 de dezembro, sábado, das 9h às 17h.

Onde

Associação Comunitária dos Moradores da Vila Santana do Cafezal

Rua Bela Vista, nº 56, Vila Santana do Cafezal, Aglomerado da Serra, BH/MG

.

Como Chegar

No mapa estão sinalizados os pontos dos ônibus 103 e 4107. e os caminhos até a associação.

O ponto azul é o ponto final do 4107. Passa na Afonso Pena, sentido Serra. Veja o itinerário e horárois do 4107.

E o ponto amarelo é o ponto do 103, em frente à associação, logo depois da praça do cafezal.

Passa em frente ao Life Center na Av. do Contorno, Sentido Cafezal. Veja o itinerário e horários do 103

Na parte inferior do mapa, estão sinalizados dois caminhos para se fazer a pé ou de bicicleta, vindo pela Avenida Men de Sá, ou da Rua do Ouro, até a entrada do Cafezal.

.

.

A Vila Santana do Cafezal é uma das sete vilas que integram o Aglomerado da Serra, maior conjunto de favelas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. No espaço da Associação Comunitária são realizadas várias ações.

Em 2005, após a assembléia geral convocada pela Associação Comunitária e pelas Brigadas Populares, uma Horta Comunitária foi criada na área de propriedade pública, localizada atrás da sede da Associação. Desde então, na horta é um instrumento de produção de folhosas, legumes, plantas medicinais e algumas árvores frutíferas. A inserção das práticas de produção de alimentos e a nova função do espaço substituíram o antigo uso – ponto de deposição clandestina de entulho atraindo animais nocivos à saúde humana – criando novas relações sociais e novos significados para o local. Com cinco anos de história, o trabalho iniciado por um coletivo de 12 moradores, concentra-se hoje nas mãos do Sr. Dorvalino Quaresma.

Fruto do envolvimento com a Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana (AMAU), a Horta Comunitária do Cafezal é contemplada como uma das Unidades Produtivas, do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (CAUP).

Também o Grupo de Plantas Medicinais Santana tem sede no espaço da Associação. O Grupo surgiu a partir do Ciclo de Encontros Cultivando Saúde, promovido pelo Grupo Aroeira, que acompanha a Horta desde o segundo semestre de 2007, com o objetivo de valorizar e fomentar as práticas de agricultura urbana da Vila Cafezal, especificamente na Horta Comunitária. O Grupo de Plantas Medicinais Santana se encontra todo sábado, e recebe, a cada 15 dias, o acompanhamento do Aroeira.  O Grupo está, hoje, produzindo pomadas, xampus, sabonetes medicinais, xaropes e plantas secas para chá.

Ainda funciona na Associação Comunitária do Cafezal, a cooperativa de costureiras denominada Asas – Meninas do Cafezal, que produzem artesanatos a partir do reaproveitamento dos retalhos de tecidos; E o Projeto Itamar, que oferece à comunidade aulas da arte marcial TAE-KWON-DO.

O Quintal Vivo pretende aplicar na Associação Comunitária dos Moradores da Vila Santana do Cafezal duas tecnologias, visto o potencial que o espaço tem para a disseminação destas tecnologias dentro da comunidade e os benefícios que as mesmas trarão.

O que?

Enxergamos na difusão do conhecimento e do uso do Aquecedor Solar de Baixo Custo uma alternativa pedagógica para a melhoria social, ambiental e econômica, uma vez que pode contribuir na redução dos gastos com a conta de energia elétrica (o chuveiro elétrico pode consumir de 50 a 80% do total de kw/h gastos mensalmente). Vários motivos justificam a importância de incentivar o uso do Aquecedor Solar de Baixo Custo: além da preservação ambiental e da conservação de energia, é uma tecnologia que apresenta possibilidade de autoconstrução, o uso de material de baixo custo e a simplicidade na instalação.

     

O Minhocário de Gaveta é um sistema vivo balanceado, auto-regulável e sem mau cheiro projetado para ajudar as pessoas a reduzirem, reutilizarem e reciclarem o seu lixo orgânico como restos de comida, podas de jardim e papéis, preservando o meio ambiente.

Consiste em três caixas, uma tampa, um garfo de jardim, uma torneira, cama de composto e/ou húmus, matrizes de minhocas e um manual de instruções. Colocando as minhocas para trabalhar neste sistema inovador, converte-se sobras de alimentos e resíduos orgânicos em um rico nutriente, fertilizante natural que suas plantas de vaso, jardim e horta adoram.

Essa técnica terá grande função tendo em vista a demanda de adubo da horta comunitária e o desafio da mobilizaçãodos moradores quanto à disposição dos resíduos orgânicos na comunidade.

Início

Saiba como chegar

Associação do Cafezal - Saiba Como chegar

No mapa estão sinalizados os pontos dos ônibus.

O ponto azul é o ponto final do 4107. Passa na Afonso Pena, sentido Serra.

Veja o itinerário e horárois do 4107.

E o ponto amarelo é o ponto do 103 que para em frente à associação, logo depois da praça do cafezal.

Passa em frente ao LifeCenter na Av. do Contorno, Sentido Cafezal. Veja o itinerário e horários do 103

Na figura abaixo estão sinalizados dois caminhos para se fazer a pé ou de bicicleta, vindo pela Avenida Men de Sá, ou da Rua do Ouro

Anúncios

1 Comentário »

  1. amigos, bom dia.

    tive sorte e estarei em bh neste final de semana. vou de bicicleta e devo chegar pelo meio da manhâ.

    adorei a ideia do almoço coletivo.

    Comentário por peter — novembro 5, 2010 @ 11:54 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: