QUINTAL VIVO – Círculo de Vivências

março 3, 2010

Vivência em Casa Branca

Filed under: Quintal Vivo 2010 — quintalvivo @ 7:26 pm

Quando

23 e24 de outubro, sábado à partir das 9h, e domingo até às 17h

Onde

Casa de Carolina e Sanches, em Casa Branca – Brumadinho

O que?

A tecnologia de Sanitário Compostável ou Banheiro Seco é utilizada em vários países do mundo, adaptando se de acordo com a região onde é instalada. Leva em consideração o uso da água e busca a resolução de problemas sociais ocasionados pela falta de saneamento. Além disso, o Bason, como é chamado pelos permacultores, possui preço acessível, não gera efluentes líquidos e disponibiliza, ao fim do processo, composto orgânico.

Pretende se com esse módulo, entre outros, que o modelo motive iniciativas que busquem uma solução alternativa para o envolvimento da água em nosso processo sanitário e para os problemas gerados por conta disso. Para tanto, é necessário comprovar a eficiência do Sanitário Compostável, no fechamento do ciclo da matéria orgânica.

                                                                 

Este móduloconsistirá na execução desse projeto, utilizando recursos e técnicas de construção ecológicas. Serão abordadas as medidas necessárias para que o banheiro funcione corretamente, levando em conta dados técnicos como a inclinação do coletor, a locação do banheiro, a liberação de gases, os compartimentos do coletor, as medidas do banheiro, o manejo e a utilização do composto, entre outros.

                                                     

Parte desta vivência será dedicada ao plantio de um berço Berço Agroflorestal – um modelo de horta sucecional baseado nas técnicas de Enrst Gostch, utilizado para recuperação de áreas degradadas.

Um sistema agroflorestal é uma forma de produzirmos alimentos ao mesmo tempo em que conservamos ou recuperamos a natureza. Isso é possível porque nessa forma de produção, ao invés de retirarmos toda a vegetação original e plantarmos apenas uma cultura em uma larga extensão de terra, procuramos entender o funcionamento da natureza e imitá-la, utilizando as relações entre os seres vivos a nosso favor e estimulando a biodiversidade. Nas agroflorestas utilizamos culturas agrícolas, árvores e animais em um manejo que leva em consideração o tempo e o espaço.

Os sistemas agroflorestais devem tentar reproduzir ao máximo a arquitetura das formações naturais, para melhor aproveitar a radiação, umidade e nutrientes. É muito importante o conhecimento das características de cada espécie utilizada e sua relação com as demais. A adubação é feita de forma natural, com os recursos disponíveis e com a dinâmica de ciclagem de nutrientes típica das florestas, através da poda das árvores e da adubação verde.

Devemos interpretar os sinais da natureza e utilizá-los a nosso favor. Se os insetos estão em uma quantidade que pode danificar a colheita, devemos aumentar a biodiversidade e buscar o controle biológico. Se há o surgimento de ervas espontâneas, devemos retirar ou podar aquelas que porventura estiverem competindo com as culturas e estimular o crescimento das outras. O mais importante num manejo agroflorestal é o conhecimento do ambiente natural que nos cerca e a consciência de que o ser humano faz parte da natureza e deve se relacionar com ela de uma forma harmonioza.

A atividade prática requer muita observação para que, mais tarde, seja possível combinar plantas de diferentes espécies, de forma que uma planta de ciclo curto favoreça o ambiente para outra de ciclo mais longo. O  planejamentos do berço será elaborado e executado pelas próprias pessoas que farão o curso.

              

Saiba como chegar:

9733-8328 ou 9648-3677

Início

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: